>>> PRIMEIRO COMANDO THEATRAL<<<

O Grupo Primeiro Comando Theatral (PCTH) volta á mídia virtual... Agora São Oito Anos de PCTH. O tempo Passa!!! E nós, como vinho, estamos cada vez melhor, aguardem nóticias....

segunda-feira, 31 de março de 2008

Mariana é uma menina que foge de sua casa e se depara com o mundo em que vivemos, totalmente diferentes de sua antiga realidade.
Esse impacto entre os dois universos é amenizado devido à presença de personagens ímpares que, para um adulto seria mais um ser humano enquanto que, para Mariana são personagens distorcidos de sua realidade. Em meio a esse conflito de Mariana, os estudos de dramaturgia levaram o grupo a definir como fonte de pesquisa o livro Apocalipse da Bíblia. Mariana ao fugir de casa inicia o seu Apocalipse ao se defrontar com todas as adversidades do mundo, sentindo na pele a guerra, a fome e a morte.


É 1, É 2, É 3 É ANA, VIVA MARIANA!
Processo mariana “O circo em preto e branco”

quarta-feira, 19 de março de 2008

No novo processo de criação, o grupo Primeiro Comando Theatral escolheu fazer o proprio texto. Entramos então em um novo ciclo de aprendizado, na busca de encontrar a nossa forma de fazer teatro.
A apropriação de espaços alternativos, usando o teatro itinerante para contar a história, é nossa proposta para aproximar o espectador.
Utilizamos recursos diversos para compor nossa linguagem, buscando inspiração para criar o espetáculo na experiência com as crianças por meio de registros e vivências, nossa base teórica está nas técnicas da máscara de clown, artes plásticas e circo. Porém, a música é o estopim que move a nossa criação, e como elemento dramático da história, é também a nossa forma de narrar o espetáculo, usando a harmonia simples quando queremos ser objetivos e a dissonância quando queremos poesia.
Separamos a pesquisa em etapas e algumas dessas já foram apresentadas, como o estudo circense “Mariana - O Circo em Preto e Branco!” e o estudo lírico “Processo mariana”.
Processo mariana “estudo lírico”
Neste momento o grupo está na última etapa destas pesquisas com foco no livro apocalipse da bíblia, onde várias histórias relacionadas com as pragas dos cavaleiros são ressaltadas.
A montagem “É 1, é 2, é 3 é Ana, viva Mariana!” é uma investigação estética e cênica, onde o público se identifica com o universo real e o místico criado pelo grupo, sensibilizando a criança eterna que ainda
faz parte de nós.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Primeiro Comando Theatral


.:::PRIMEIRO COMANDO THEATRAL:::

No processo de montagem do Hamlet "O Musical" utilizamos elementos épicos, e aproveitamos para retratar como a sociedade, tanto a da época, quanto a atual, tem muito em comum.


“Ao entrar pela porta avistamos um universo mágico onde havia apenas um facho de luz e um homem careca e barbudo que nos propôs a montar a história de um príncipe,
e assim, surgiu, Hamlet, a história que ao invés de ser contada, foi cantada.”

Depois de 3 anos na montagem de Hamlet "O Musical", iniciamos uma outra montagem, utilizando o processo coletivo. Decidimos contar a história de Mariana, uma menina que foge de casa e se depara com o mundo e seus personagens. Estamos invadindo a rede para transmitir cultura através de nossos relatos dos ensaios, ou textos paralelos.

Um cantinho
Cheguei num um cantinho.
Um lugar onde podemos respirar e dizer:
Aqui eu posso, aqui é meu!
Ape
nas um canto, onde gritamos,
choramos, sorrimos, cantamos,
dançamos, e podemos ser o que nós nunca pensamos.
Mas esse lugar já esta bem marcado.
Marcado pela música, por encenações, por pinturas, pela arte, enfim,
por mim, por você, por nós.
Sabe por quê?
Porque aqui sou livre, porque aqui sou eu!!!